Texto e direção: Diego Fortes
Direção musical: Gilson Fukushima
Com
Alexandre Nero, Carol Panesi, Edith Camargo, Fernanda Fuchs,
Fabio Cardoso, Eliezer Brock, Marco Bravo, Rafael Camargo
O espetáculo estreou dia 12 de agosto de 2016 no Teatro Vivo em São Paulo, e seguiu turnê pelo Brasil até junho de 2017. Recebeu 2 Prêmios Shell, além de ser leito como melhor musical paulista do ano de 2016 no Guia da Folha de SP , junto com “Wicked”.
Alexandre Nero voltou aos palcos, pelo projeto Vivo EnCena, em um espetáculo musical com texto e direção de Diego Fortes que conta a história de um grupo de artistas secundários que esperam na coxia sua vez de entrar em cena. Com trilha musical original cantada e tocada ao vivo, o elenco discorre de maneira filosófica e muito bem humorada sobre sucesso e fracasso.
Muito antes de representar o Comendador na novela Império, ou Romero Rômulo em A Regra do Jogo, Nero já acumulava um trabalho consistente como músico, compositor e ator. Natural de Curitiba, Paraná, foi em sua cidade natal que o ator deu início a carreira artística nas bandas Grupo Fato, Banda Maquinaína e Denorex 80. Depois de participar de algumas produções teatrais, foi no espetáculo Os Leões, dirigido por Nadja Naira (designer de luz neste projeto) que ele despertou atenção nacional. Em O Grande Sucesso, Nero resgata estas relações: no elenco, o time de profissionais é quase todo curitibano. O texto foi encomendado pelo ator para Diego Fortes (que também dirige a peça).
Carmem Jorge (preparadora corporal e coreógrafa), os atores e músicos Rafael Camargo, Eliezer Vander Brock, Fernanda Fuchs, Fabio Cardoso, Edith Camargo e o diretor musical Gilson Fukushima (que já trabalhou com o ator no grupo Fato) “são da terrinha”. Integram também o elenco os artistas Carol Panesi e Marco Bravo.
O Grande Sucesso acompanha a última parte de um espetáculo que já está acontecendo há três horas. O público faz companhia a um grupo de artistas secundários que esperam na coxia a sua vez de entrar.
Nesses bastidores, eles discutem sobre o sucesso e o fracasso da obra apresentada, do ator protagonista Patrick Emanuel e levantam uma série de questões filosóficas, hipotéticas e metafísicas que vão muito além do universo teatral. Entre uma coisa e outra, cantam e dançam. Uma peça bem-humorada, provocativa e que conta com trilha musical original executada ao vivo.
O sucesso é o cerne da peça, mas não se engane: Tudo é levado de forma subjetiva, nada óbvia.
Ficha Técnica:
Texto e Direção: Diego Fortes
Supervisão dramatúrgica: Luci Collin
Elenco – Atores e Músicos: vamos acrescentar instrumentos?
Alexandre Nero
Carol Panesi
Edith Camargo
Fernanda Fuchs
Fabio Cardoso
Eliezer Vander Brock
Marco Bravo
Rafael Camargo
Direção Musical: Gilson Fukushima
Preparação Corporal e Coreografia: Carmen Jorge
Design de Luz: Nadja Naira
Visagismo: Wilson Eliodorio
Cenografia: Marco Lima
Figurino: Karen Brustolin
Fotografia: Priscila Prade
Assessoria de Imprensa: Morente Forte
Direção de Produção: Priscila Prade
Produção Executiva: Bila Bueno
Assistente de Produção: Thomas Marcondes
Assessoria Jurídica: Francez e Alonso Advogados
Gestão de projeto e lei de incentivo: Daniela Brusco | O Bixo Produção Cultural
Conceito Visual: Tuagencia Comunicação
Estratégia Digital: Gigi Prade e Murilo Lima | Mugio Magenta Arte e Conteúdo
Realização: Super Amigos Produções Culturais
Patrocínio: Vivo
Vídeo sobre o espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=oZ69NqsPau8
Matérias sobre o espetáculo publicadas até junho de 2017:
Ilustrada – Folha de São Paulo – Crítica de Nelson de Sá: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/08/1804523-com-alexandre-nero-o-grande-sucesso-ri-do-teatro-e-do-brasil.shtml
Veja São Paulo: https://vejasp.abril.com.br/atracao/o-grande-sucesso/
Muito boa essa peça! 😉